12/04/2020

O Silmarillion: Valaquenta

Valaquenta - O Conto dos Valar

Veremos neste capitulo relatos sobre os Valar e os Maiar de acordo com a sabedorias dos Eldar. Muito do que está descrito aqui já fora abordado no Ainulindalë :) Há muitos nomes diversos e vários conceitos, mas é fácil de pegar se você acompanhar direitinho.
Eu adoro este conto justamente por abordar novos termos e explicar um pouco mais sobre cada um dos Valar.



SOBRE OS VALAR
Os Elfos os chamam de Valar, já os Homens com frequencia os chamam de deuses.
Os Senhores dos Valar são sete; e as Valier, as Rainhas dos Valar, também são sete! :)

Manwe e Varda
Manwe Sulimo: Senhor do Alento de Arda. É ele quem mais compreende com maior clareza os objetivos de Ilúvatar. Fora designado para ser o primeiro de todos os Reis, senhor do reino de Arda e governante de todos os que o habitam. Em Arda, seu prazer está nos ventos e nas nuvens, e em todas as regiões do ar, das alturas às profundezas. Ele ama todas as aves velozes, de asas fortes, e elas vão e vêm, atendendo às suas ordens. Com Manwë mora Varda.

Varda: Senhora das Estrelas, conhecedora de todas as regiões de . A luz de Ilúvatar ainda vive em seu semblante e na luz estão seu poder e sua alegria. Das profundezas de , ela veio em auxílio a Manwë; pois conhecia Melkor antes do início da Música e o rejeitava; e ele a odiava e temia mais do que qualquer outro ser criado por Ilúvatar. Manwë e Varda vivem em Taniquetil, uma montanha gigantesca que chega tocar as nuvens e fica em Valinor. Eles tem por companhia em seus tronos as águias, que trazem e levam notícias do mundo inteiro. De todos os Grandes Seres que habitam o mundo, os elfos sentem maior reverência e amor por Varda. O nome que lhe dão é Elbereth, e eles o invocam das sombras da Terra-média, elevando-o em hino quando nascem as estrelas.

“[...]Ó Elbereth, ó Gilthoniel!

Inda lembramos, nós que moramos

Nesta lonjura, em matas salientes,
A luz dos astros nos Mares Poentes.

Varda <3

Ulmo: Senhor das Águas que vive sozinho. Seu poder só é inferior ao de Manwë. Ele raramente vai às assembléias dos Valar, a menos que questões importantes estejam em discussão. Ele não gosta de caminhar sobre a terra e raramente se dispõe a se apresentar num corpo. Se os Filhos de Ilúvatar o avistassem, eram dominados por intenso pavor; pois a
Ulmo
chegada do Rei dos Mares era terrível. As trombetas de Manwë são estridentes, mas a voz de Ulmo é profunda, como as profundezas do oceano que só ele viu.
Ulmo ama elfos e homens e nunca os abandonou, nem mesmo quando foram alvo da ira dos Valar. De sua vinda para a terra ele cria música com suas grandes trompas, as Ulumúri, que são feitas de concha branca; e aqueles que a escutam, passam a ouvi-la para sempre em seu coração, e o anseio pelo mar nunca mais os abandona. Tem sob seu domínio todos os mares, lagos, fontes e nascentes, e os elfos dizem que o espírito de Ulmo corre em todas as veias do mundo. Assim, mesmo nas profundezas do mar, chegam a Ulmo notícias de todas as necessidades e aflições de Arda, que de outra forma permaneceriam ocultas a Manwë.

Aule

Aulë:  Governa todas as substâncias das quais Arda é feita e seu poder é inferior ao de Ulmo. Ele é ferreiro e mestre de todos os ofícios; deleita-se com trabalhos que exigem perícia, por menores que sejam, e também com a poderosa construção do passado. São suas as pedras preciosas que jazem nas profundezas da Terra. Os Noldor foram os que mais aprenderam com ele, e ele sempre foi seu amigo. Melkor sentia inveja de Aulë, pois era Aulë o que mais se assemelhava a ele em idéias e poderes; e houve um longo conflito entre os dois, no qual Melkor sempre desfigurava ou desfazia as obras de Aulë; e Aulë se exauria a reparar os tumultos e as desordens de Melkor. Sua esposa é Yavanna.


Yavanna
Yavanna Kementári: Rainha da Terra e Provedora de Frutos, ela ama todas as coisas que crescem na terra, e guarda na mente todas as suas incontáveis formas, das árvores semelhantes a torres nas florestas primitivas ao musgo sobre as pedras ou aos seres pequenos e secretos que vivem no solo. Em reverência, Yavanna vem logo após Varda entre as Rainhas dos Valar. Há quem a tenha visto em pé como uma árvore sob o firmamento, coroada pelo Sol; e, de todos os seus galhos, derramava-se um orvalho
dourado sobre a terra estéril, que se tornava verdejante com o trigo; mas as raízes das árvores estavam nas águas de Ulmo, e os ventos de Manwë falavam nas suas folhas.

fëanturi

Os fëanturi, senhores dos espíritos, são irmãos; e são geralmente chamados de Mandos e Lórien. Contudo, esses são de fato os nomes dos locais onde moram, sendo verdadeiros nomes Námo e Irmo.

Vairë
Namo e Vairë: Namo, Guardião das Casas dos Mortos é o mais velho dos fëanturi, e Vairë, sua esposa, é a Tecelã;
No Palacios de Mandos os elfos aguardam o retorno de suas almas, caso seja concedido o dom da ressurreição, ou apenas a cura delas para aguardar o fim dos tempos e o inicio de outro ciclo na Terra. Ele nunca se esquece de nada; e conhece todas as coisas que estão por vir, à exceção daquelas que ainda se encontram no arbítrio de Ilúvatar. Ele é o Oráculo dos Valar; mas pronuncia seus presságios e suas sentenças apenas em obediência a Manwë.
Vairë tece em suas telas, repletas de histórias, todas as coisas que um dia existiram no Tempo, e as moradas de Mandos, que sempre se ampliam com o passar das eras, estão revestidas dessas telas.

Irmo e Estë: Irmo, Senhor das visões e dos sonhos é o mais novo dos fëanturi, enquanto Estë, a Suave, é Curadora de ferimentos e da fadiga.
Em Lórien estão os jardins de Irmo, na terra dos Valar, repletos de espíritos, são os mais belos locais do mundo.
Estë não se movimenta de dia, mas dorme numa ilha no lago sombreado de árvores de Lórellin. Nas fontes de Irmo e Estë, todos os que moram em Valinor revigoram suas forças; e com freqüência os Valar vêm eles próprios a Lórien para ali encontrar repouso e alívio dos encargos de Arda.

Nienna
Nienna: irmã dos fëanturi, que vive sozinha.
Ela conhece a dor da perda e pranteia todos os ferimentos que Arda sofreu pelos estragos provocados por Melkor. Tão imensa era sua tristeza, à medida que a Música se desenvolvia, que seu canto se transformou em lamento bem antes do final; e o som do lamento mesclou-se aos temas do Mundo antes que ele começasse. Não chora por si mesma; e quem escutar o que ela diz, aprende a compaixão e a persistência na esperança. Raramente vai à cidade de Valimar, onde tudo é alegria. Prefere visitar a morada de Mandos, que fica mais perto da sua; e todos os que esperam em Mandos clamam por ela, pois ela traz força ao espírito e transforma a tristeza em sabedoria.


Alas, not me: Tulkas and 'Sir Gawain' revisited, ever so briefly
Tulkas
Tulkas Astaldo e Nessa: Tulkas, o Valente, maior em força e nos atos de bravura. Chegou a Arda por último, para auxiliar os Valar nas primeiras batalhas contra Melkor. Foi Tulkas quem fez Melkor se esconder quando veio correndo pelos campos e gargalhando procurando pelo Senhor do Escuro para lhe dar uma lição com os punhos fechados. Aprecia a luta corpo a corpo e as competições de força; não cavalga nenhum corcel, pois supera em velocidade todas as criaturas providas de patas, além de ser incansável.
Sua esposa é Nessa, irmã de Oromë, ela é ágil e veloz. Ama os cervos, e eles acompanham seus passos onde quer que ela vá aos bosques; mas ela corre mais do que eles, célere como uma flecha com o vento nos cabelos. Adora dançar, e dança em Valimar em gramados eternamente verdes.

Pin by Claire M. Andrews on Daughter of Sparta | Sketches, Art, Artist
Nessa
Oromë e Vaná: Oromë é o Senhor das Florestas. Embora seja menos forte do que Tulkas, é mais temível em sua ira; ao passo que Tulkas sempre ri, tanto na luta por esporte quanto na guerra; e, mesmo diante de Melkor, ele riu em batalhas ocorridas antes do nascimento dos elfos. Oromë amava as terras da Terra-média e as deixou a contragosto, sendo o último a chegar a Valinor. É caçador de monstros e feras cruéis e adora cavalos e cães de caça, ele ama todas as árvores.

Nahar é o nome de seu cavalo, branco à luz do sol e prateado à noite.
Valaróma é o nome da sua enorme trompa, cujo som se assemelha ao nascer do Sol escarlate, ou ao puro relâmpago que divide as nuvens. Mais alto que todas as trompas de suas hostes, ela era ouvida nos bosques que Yavanna fez surgir em Valinor; pois ali Oromë treinava sua gente e seus animais para perseguir as criaturas perversas de Melkor.
Vána, a Sempre-jovem, é irmã mais nova de Yavanna. Todas as flores brotam à sua passagem e se abrem se ela as contemplar de relance. E todos os pássaros cantam à sua chegada.

ArtStation - Oromë, Nahar and Huan, Félix Donadio
Oromë

Há uma outras classificação interessante que sao os Aratar, Seres Superiores de Arda.
Manwë e Varda, Ulmo, Yavanna e Aulë, Mandos, Nienna e Oromë são os Aratar.

Embora Manwë seja seu Rei e tenha a lealdade de todos sob as ordens de Ilúvatar, em majestade eles são semelhantes, ultrapassando de longe todos os outros, sejam Valar, sejam Maiar, sejam de qualquer outra ordem que Ilúvatar tenha enviado para Eä.


SOBRE OS MAIAR
Os Maiar são espiritos cuja existencia também começou antes do Mundo, e da mesma ordem dos Valar, porém de grau inferior, eles são criados e auxiliares dos Vaiar. Nem todos possuem nomes e raramente aparecem visiveis a elfos e homens.

Alguns dos Maiar cujos nomes sao lembrados nas histórias dos Tempos Antigos:

Ilmarë, a criada de Varda.
Eönwë, o porta-estandarte e arauto de Manwë, cujo poder em armas ninguém supera em Arda.
Melian, ela já serviu tanto a Vána quanto a Estë. Morou muito tempo em Lórien, cuidando das arvores que florescem nos jardins de Irmo, antes de vir para a Terra- média.
Rouxinóis cantavam à sua volta onde quer que ela fosse.
Olórin, o mais sábio dos Maiar (você pode conhecê-lo com o nome de Gandalf em sua forma física!!!) Ele também mora em Lórien, mas sua natureza o levava com freqüência à casa de Nienna, e com ela aprendeu a compaixão e a paciência.
Ossë, o vassalo de Ulmo e senhor dos mares que banham as praias da Terra-média. Ele não mergulha nas profundezas, mas ama as costas e ilhas, e se deleita com os ventos de Manwë.
Uinen, a Senhora dos Mares e esposa de Ossë, cuja cabeleira se espalha por todas as águas sob os céus. Ela ama todas as criaturas que habitam as correntes salgadas e todas as algas que ali se desenvolvem. Por ela clamam os marinheiros, pois Uinen pode impor a calma às ondas, restringindo a ferocidade de Ossë.
Os númenorianos viveram muito tempo sob sua proteção e sentiam por ela reverência igual à que dedicavam aos Valar.

Melkor odiava o Mar, já que não conseguia dominá-lo. Conta-se que na criação de Arda ele tentou atrair Ossë para sua vassalagem, prometendo-lhe todo o reino e o poder de Ulmo, se Ossë quisesse servi-lo. Assim, há muito tempo ocorreram enormes turbulências no mar, que devastaram as terras. Uinen, porém, atendendo a um pedido de Aulë, controlou Ossë e o levou à presença de Ulmo. Ossë foi perdoado e voltou a seu compromisso de lealdade, ao qual tem sido fiel. Isso, na maior parte do tempo, já que o prazer da violência nunca o abandonou por completo e às vezes ele se enfurece, em seus caprichos, sem nenhuma ordem de Ulmo, seu senhor. Portanto, os que moram junto ao mar ou que navegam em barcos podem amá-lo, mas nele não confiam.

DOS INIMIGOS 
Melkor: Os noldor (elfos que mais sofreram com sua perversidade) o chamam de Morgoth, o Sinistro Inimigo do Mundo
Muitos Maiar foram atraidos por seu esplendor em dias de majestade quando outrora, em eras esquecidas, combatera todos os Valar e mantivera Arda sob seu dominio. 
Outros espiritos ele acabou corrompendo mais tarde.
Entre eles há os valaraukar, flagelos de fogos que na terra-media sao chamados de Balrogs, demônios do terror.
Balrogs | The One Wiki to Rule Them All | Fandom
Entre seus servos que possuem nomes, o maior era aquele espírito que os eldar chamavam de Sauron, ou Gorthaur, o Cruel.
No início, ele pertencia aos Maiar de Aulë e continuou poderoso na
tradição daquele povo. Em todos os atos de Morgoth em Arda, seus imensos trabalhos nas trapaças originadas por sua astúcia, Sauron teve participação; e era menos maligno do que seu senhor somente porque por muito tempo serviu a outro, e não a si mesmo.
No entanto, nos anos posteriores, ele se elevou como uma sombra de Morgoth e como um espectro de seu rancor, e o acompanhou no mesmo caminho desastroso de descida ao Vazio.


MORGOTH and Sauron | Tolkien, Illustration e Artistas
Sauron e Morgoth

CURIOSIDADES
Valar, Maiar e Ainur tem o SUFIXO "R" que indicam PLURAL, no SINGULAR essas palavras são escritas sem o "R" - Ex.  Singular = "Ainu", "Vala" e "Maia". - No feminino temos apenas "Valië" como exemplo.

Todas estas palavras estão em QUENYA que é a língua criada e utilizada por Tolkien como uma língua sagrada e mais antiga em suas histórias, ela é equivalente ao Romano ou Grego para nós. Desta língua se derivou o Sindarin.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Hey! Me deixa um comentário, pode ser no anonimo.
Obrigada pela visita! ^^

♥ ♡ ♩♫♭♪♬ (∩˃o˂∩) (≧∇≦) ~ヾ(^∇^) (ノಠ益ಠ)ノ彡┻━┻ ┬──┬ ノ( ゜-゜ノ) ಠ_ಠ ( ̄。 ̄)~zzz ʘ‿ʘ ಥ⌣ಥ (づ。◕‿‿◕。)づ ヽ(゜∇゜)ノ∑(゜Д゜;) (´・ω・`)( ;´Д`)┐(‘~`;)┌ ( ゚д゚) ☜(⌒▽⌒)☞ (ノ◕ヮ◕)ノ*:・゚✧ ( ・_・)ノ⌒●~* ヽ(*´∀`)人(´∀`*)ノ (`・ω・´)9 (;一_一) ( ̄▽ ̄) ( ͡° ͜ʖ ͡°) (◡﹏◡✿) (⊙﹏⊙✿) (◕﹏◕✿) (◕‿◕✿) (◕︿◕✿) (◡‿◡✿) (⊙‿⊙✿) (⊙︿⊙✿) (⊙△⊙✿) (◡△◡✿) (◕△◕✿) (◠△◠✿) (◕ω◕✿) (⊙ω⊙✿) (◡ω◡✿) (◠ω◠✿) (◠︿◠✿) (◠﹏◠✿) (◠‿◠✿) ★~(◡‿◡✿) ★~(◠‿◕✿) (◡△◡✿) (ノ◕ヮ◕)ノ (ノ◕ω◕)ノ ヽ(゜∇゜)ノ (´・ω・`) ∩(︶▽︶)∩ ( ´ ▽ ` )ノ (・∀・ ) ( ̄(エ) ̄) (✪㉨✪)(╹ェ╹)╮(─▽─)╭ (•⊙ω⊙•) ( ´∀`)☆ (≧ω≦) ( ^▽^ ) (✿◠‿◠) (◡‿◡✿) (◕‿◕✿) (≧◡≦) (¬_¬) (◑‿◐) ✖‿✖ (╥_╥) (╯3╰) (¬‿¬)
(∪ ◡ ∪) (≧ω≦) o(≧o≦)o (─‿‿─) (︶︹︺) (∩︵∩) (。◕‿◕。) (~ ̄▽ ̄)~ (︶ω︶)