12/04/2020

O Silmarillion: Ainulindale

Ainulindalë, a Música dos Ainur

O que mais gosto deste conto inicial da obra do Silmarillion é justamente a épica aventura e filosofia na elaboração da criação do mundo, inserido em uma fantasia transcendente que vai além da imaginação.
Nos primórdios havia Eru, que em Arda é chamado de Ilúvatar, e do pensamento de Ilúvatar se originou os Ainur, seres sagrados.
Os Ainur estão abaixo apenas do próprio Eru na linha de poderes do Universo (conhecido como Eä, o universo que há)
Eru tem dentro de si a Chama Impericivel, e é neste poder que reside a imaginação para criar mundos e preencher o Vazio do universo de estrelas, música e vida.





Ilúvatar propôs temas de músicas aos Ainur, e por muito tempo eles cantaram diante dele. O que acho interessante desta parte é que, durante muito tempo, cantaram cada um a sós, ou apenas alguns juntos, pois cada um compreendia apenas aquela parte da mente de Ilúvatar da qual viera e, conforme isto acontecia, a compreensão de seus irmãos iam crescendo devagar, e assim, Ilúvatar se alegrava a cada música.

Até que Ilúvatar propôs um tema poderoso:
Do tema que declarei a vós, desejo agora que façais, em harmonia e juntos, uma Grande Música. E, já que vos inflamei com a Imperecível Chama, mostrareis vossos poderes ao adornar esse tema, cada um com seus próprios pensamentos e desígnios, se desejar. Mas sentar-me-ei e escutarei e ficarei contente que através de vós grande beleza despertou em canção.
A música foi majestosamente tocada, não havia falhas. Porém, Melkor, um Ainur poderoso, começou a dissoar de seus irmãos, o seu egoismo por ter glória só para si ia tomando conta de sua música, e começara então a conceber desejos e pensamentos só seus. Estes pensamentos moldavam a música e fazia com que houvesse um desacordo de imediato, as melodias de antes acabaram se afundando em um mar de som turbulento.

Ilúvatar interpôs e interrompeu a música em vários momentos, propondo novos temas. Ele descreveu o quão importante era a Música dos Ainur no processo de criação do que viria a ser o mundo dos "Filhos de Ilúvatar",  que são os Elfos - Eldar - também chamados de os Primogênitos por terem chegado primeiro, e os Sucessores que são os Humanos, pois chegaram logo depois..
Ilúvatar mostrou aos Ainur o que era sua música em uma Visão antes de começarem a criação, eles então se maravilharam com a beleza do trabalho.

Nesta visão, Melkor invejou o poder dado aos Filhos de Ilúvatar para reinarem sobre Arda, a Terra, e alguns Ainur perceberam que seus próprios trabalhos envolvido na criação, no qual ainda estava para começar, também era alvo da inveja de Melkor.
Poderosos são os Ainur, e o mais poderoso entre eles é Melkor; mas para que ele saiba, como todos os Ainur, que eu sou Ilúvatar, essas coisas que cantastes, eu mostrá-las-ei para vejais o que fizestes. E tu, Melkor, hás de ver que nenhum tema pode ser tocado que não tenha sua fonte última em mim, nem pode alguém alterar a música à minha revelia. Pois aquele que tentar há de se revelar apenas instrumento meu para a criaçao de coisas mais maravilhosas, que ele próprio não imaginou.
Quando a visão desaparece, ele lhes mostra o mundo de Arda, criado pela Canção e pelos temas propostos por Ilúvatar, e oferece a eles a chance de entrar naquele novo mundo para governá-lo com sabedoria e prepará-lo para a chegada dos Filhos de Ilúvatar.
Mas os outros Ainur contemplaram essa habitação instalada nos vastos espaços do Universo, que os Elfos chamam de Arda, a Terra; e seus corações se alegraram com a luz, e seus olhos, enxergando muitas cores, se encheram de contentamento; porém, o bramido do oceano lhes trouxe muita inquietação. E observaram os ventos e o ar, e as matérias das quais Arda era feita: de ferro, pedra, prata, ouro e muitas substâncias. Mas de todas era a água a que mais enalteciam. E dizem os Eldar que na água ainda vive o eco da Música dos Ainur mais do que em qualquer outra substância existente na Terra; e muitos dos Filhos de Ilúvatar escutam ainda insaciados as vozes do Mar e, contudo, não sabem o que ouvem.

Dos Ainur, alguns residiram ainda com Ilúvatar além dos confins do mundo, mas outros, e, entre eles muitos dos maiores e mais belos, despediram-se de Ilúvatar e desceram ao mundo.
Mas Ilúvatar impôs uma condição: seus poderes devem estar contidos no Mundo e a ele atado, precisa estar dentro dele para sempre até que estejais completo. Portanto, o nome dado aos Ainur que desceram a Arda, a eles chamam de Valar, os Poderes do Mundo.

Os Valar que foram primordiais na Criação do mundo foram Manwë, o mais nobre dos Ainur, senhor dos ares e dos ventos, Ulmo, senhor das águas que fora instruido mais profundamente em música por Ilúvatar, e Aulë, o ferreiro que dotava de muito conhecimento e engenho, seu deleite estava no ato de fazer e não nas posses.

Ao entrarem no mundo os Valar ficaram confusos pois parecia que nada do que tinham visto na visão havia sido feito. Entao eles perceberam que o Mundo fora apenas previsto e predito, e que eles próprios deviam realizá-lo.

Porém, Melkor também estava lá e, não contendo sua ira, criava fogueiras e destruía o que os Valar tentavam entregar para os Filhos de Ilúvatar: - "Esse será o meu reino; e eu o designo como meu!"

Melkor
Manwë vendo que sozinho não conseguiria expulsar seu irmão, chama espíritos superiores e inferiores para auxiliarem nos campos de Arda, e diz: - "Este reino tu não tomarás como teu, pois muitos trabalharam aqui não menos do que tu." - Assim começou a primeira batalha entre Melkor e os Valar, e por um tempo Melkor recuou fugindo para outras regiões, se ocupando de seus próprios desejos, deixando livre o caminho para os outros Valar terminarem o seu trabalho.

Os Valar criaram para si corpos visíveis, formas que até então eles não tinham, escolhendo segundo seu próprio temperamento e julgamento dentre formas masculinas e femininas. Sem estas vestes, eles não podem ser percebidos nem mesmo pelos Elfos.
Melkor, criou uma feição para ele também, escura e terrível.

(...) sua forma deriva de seu conhecimento do Mundo visível, em vez de derivar do Mundo em si; e eles não precisam dela (...),
os Valar podem caminhar, se quiserem, despidos; e nesse caso nem mesmo os Eldar conseguem percebê-los com clareza, mesmo que estejam presentes. Quando os Valar desejam trajar-se, porém, costumam assumir, alguns, formas masculinas, outros, formas
femininas; pois essa diferença de temperamento eles possuíam desde o início, e ela somente se manifesta na escolha de cada um, não sendo criada por essa escolha, exatamente como entre nós o masculino e o feminino podem ser revelados pelos trajes, mas não criados por eles. Mas as formas com as quais os Grandes Seres se ornamentam não são sempre semelhantes às formas dos reis e rainhas dos Filhos de Ilúvatar; já que às vezes eles podem se revestir do próprio pensamento, tornado visível em formas de majestade e terror.

Diz-se, porém, entre os Eldar que os Valar sempre se esforçaram, apesar de Melkor, para governar Arda e prepará-la para a chegada dos Primogênitos: e eles criaram terras, e Melkor as destruía; sulcavam vales, e Melkor os erguia; esculpiam montanhas, e Melkor as derrubava; abriam cavidades para os mares, e Melkor os fazia transbordar; e nada tinha paz ou se desenvolvia, pois mal os Valar começavam algum trabalho, Melkor o desfazia ou corrompia.
E, no entanto, o trabalho deles não foi totalmente vão; e embora em tarefa ou em parte alguma sua vontade e determinação fossem perfeitamente cumpridas, e todas as coisas fossem em matiz e forma diferentes da intenção inicial dos Valar, apesar disso, lentamente, a Terra foi moldada e consolidada. E assim finalmente estabeleceu-se à morada dos Filhos de Ilúvatar nas Profundezas do Tempo e no meio das estrelas incontáveis

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Hey! Me deixa um comentário, pode ser no anonimo.
Obrigada pela visita! ^^

♥ ♡ ♩♫♭♪♬ (∩˃o˂∩) (≧∇≦) ~ヾ(^∇^) (ノಠ益ಠ)ノ彡┻━┻ ┬──┬ ノ( ゜-゜ノ) ಠ_ಠ ( ̄。 ̄)~zzz ʘ‿ʘ ಥ⌣ಥ (づ。◕‿‿◕。)づ ヽ(゜∇゜)ノ∑(゜Д゜;) (´・ω・`)( ;´Д`)┐(‘~`;)┌ ( ゚д゚) ☜(⌒▽⌒)☞ (ノ◕ヮ◕)ノ*:・゚✧ ( ・_・)ノ⌒●~* ヽ(*´∀`)人(´∀`*)ノ (`・ω・´)9 (;一_一) ( ̄▽ ̄) ( ͡° ͜ʖ ͡°) (◡﹏◡✿) (⊙﹏⊙✿) (◕﹏◕✿) (◕‿◕✿) (◕︿◕✿) (◡‿◡✿) (⊙‿⊙✿) (⊙︿⊙✿) (⊙△⊙✿) (◡△◡✿) (◕△◕✿) (◠△◠✿) (◕ω◕✿) (⊙ω⊙✿) (◡ω◡✿) (◠ω◠✿) (◠︿◠✿) (◠﹏◠✿) (◠‿◠✿) ★~(◡‿◡✿) ★~(◠‿◕✿) (◡△◡✿) (ノ◕ヮ◕)ノ (ノ◕ω◕)ノ ヽ(゜∇゜)ノ (´・ω・`) ∩(︶▽︶)∩ ( ´ ▽ ` )ノ (・∀・ ) ( ̄(エ) ̄) (✪㉨✪)(╹ェ╹)╮(─▽─)╭ (•⊙ω⊙•) ( ´∀`)☆ (≧ω≦) ( ^▽^ ) (✿◠‿◠) (◡‿◡✿) (◕‿◕✿) (≧◡≦) (¬_¬) (◑‿◐) ✖‿✖ (╥_╥) (╯3╰) (¬‿¬)
(∪ ◡ ∪) (≧ω≦) o(≧o≦)o (─‿‿─) (︶︹︺) (∩︵∩) (。◕‿◕。) (~ ̄▽ ̄)~ (︶ω︶)