Bom, vou falar um pouco a respeito das 5 constelações mais famosas: Órion, Escorpião, Cruzeiro do Sul, Touro e Cão Maior. Depois, é claro, trarei outras constelações.
Mas afinal, o que são constelações?
Constelações são grupos de estrelas que vistas da Terra parecem estar próximas umas das outras e que formam uma determinada figura no céu. A proximidade destas estrelas é apenas aparente, devido ao ponto de vista de um observador da Terra.
ÓRION
Para encontrar Órion, o observador pode procurar no céu um conjunto de três estrelas próximas de brilho parecido e enfileiradas, conhecidas como "Três Marias" (Mintaka, Alnilam e Alnitak). Elas fazem parte de Órion sendo seu cinto/cinturão. Um dos aspectos que a constelação de Orion se destaca é a sua forma de trapézio formada por 4 estrelas brilhantes: Betelgeuse (estrela alfa da constelação de Orion), Bellatrix (gama), Saiph (kapa) e Rigel (beta).
No GIF abaixo você pode observar a constelação de Órion, onde a imagem se aproxima até a nebulosa de Órion.
ESCORPIÃO
Para além de Antares, esta constelação contêm outras estrelas bem visíveis a olho nu, como é o caso de Acrab (ou Graffias), Dschubba, Sargas, Shaula, entre muitas outras. |
A estrela mais conhecida da constelação de Escorpião é Antares (coração do escorpião), uma estrela super gigante vermelha, com um diâmetro de mais de 800 vezes o diâmetro do nosso Sol, situando-se a uma distância de aproximadamente 550 anos-luz de nós. Antares é a estrela alfa da constelação de Escorpião.
Essa constelação é facilmente reconhecível, podemos vê-la ao lado esquerdo do Cruzeiro do Sul na direção leste. A cauda "curva", sugerindo uma interrogação de ponta cabeça é muito aparente no céu. Faz parte do Zodíaco e se localiza entre as constelações de Libra e de Sagitário. Na mitologia grega, foi o animal que matou Órion com sua picada.
CRUZEIRO DO SUL
A constelação do Cruzeiro do Sul tem algumas estrelas que se destacam: A mais brilhante é Acrux (também conhecida como Alfa Crucis ou ainda como Estrela de Magalhães), com magnitude aparente de +0,81; Becrux (também conhecida por Beta Crucis ou ainda por Mimosa); Gacrux (Gama Crucis ou ainda Rubídea); Pálida (ou Delta Crucis) e Intrometida (ou Épsilon Crucis). |
Esta constelação é importante e famosa no Hemisfério Sul. Apesar de ser pequena, é bem reconhecível por suas estrelas de brilho considerável. O Cruzeiro do Sul, para os gregos antigos, pertencia à constelação de Centauro. Os navegantes europeus do século XVI transformaram essa parte do Centauro em outra constelação e a chamaram de Cruzeiro do Sul. Por sua vez, o cruzeiro ajudava nas rotas dos navegantes, pois o eixo maior da cruz aponta aproximadamente para o pólo Sul celeste. Basta tomarmos o tamanho do eixo maior da cruz e o prolongarmos em linha reta cerca de quatro vezes e meia. É facilmente localizado no céu, por se parecer a uma Cruz.
Já no hemisfério Norte, a constelação só é visível se o observador estiver bem próximo a linha do Equador. Ela também é muito conhecida por ser representado em várias bandeiras de países no Hemisfério Sul, inclusive na bandeira do Brasil. Há times de futebol que possuem a constelação em seus escudos. Um exemplo e o time de futebol Cruzeiro, Como pode-se observar na figura ao lado.Por incrível que pareça, a estrela que está mais próxima da Terra desta constelação é a que tem o seu brilho mais fraco dentre as outras 4. Esta estrela tem por nome de Estrela Epsilon Crucis conhecida como intrometida, pois ela fica fora da formação perfeita de uma cruz. Abaixo pode-se observar a intrometida e o nome das demais estrelas.
TOURO
Touro é uma constelação que pode ser encontrada com facilidade. Localiza-se próximo a constelação de Órion. Sua estrela alfa, Aldebaran, é uma estrela gigante vermelha de cor muito visível no céu. É conhecida popularmente como o olho do touro, pois sua localização na imagem sugerida para a constelação ocupa sensivelmente a posição do olho esquerdo do Touro mítico.
A Constelação de Touro ainda traz outros objetos muito interessantes, como as Híades, a famosa nebulosa do Caranguejo e possui o grande e nítido aglomerado aberto de estrelas, Plêiades, conhecido também como Sete Irmãs.
Aldebaran é uma das estrelas mais facilmente identificáveis no céu noturno, tanto devido ao seu brilho como à sua localização. Identificamos rapidamente ela se seguirmos a direção das três estrelas centrais da constelação de Órion (“Três Marias”), da direita para a esquerda, no hemisfério sul – Aldebaran é a primeira das estrelas mais brilhantes que encontramos no seguimento dessa linha.
Nas proximidades das Plêiades, é possível observar outro aglomerado aberto, ainda que menos espetacular: as Híades. Na mitologia grega, as Híades eram filhas de Atlas e Etera, e, portanto irmãs das Plêiades pelo lado paterno. Os antigos acreditavam que o nascer e o pôr helíaco das Híades estavam associados às chuvas. A palavra Híades significa literalmente água ou chuva. As Híades têm um formato em "V" simbolizando a cara do Touro, com a estrela Aldebaran representando um olho.
CÃO MAIOR
Cão Maior é a constelação que contém a estrela mais brilhante do céu noturno, Sirius, portanto torna-se fácil encontrá-lo. Para os gregos antigos, este cão era um dos que seguiam o caçador mitológico Órion em suas caçadas. Sirius sendo cerca de quarenta vezes maior do que o Sol, apresenta por isso grande luminosidade. Está a cerca de 8,7 anos luz de distância.
Algumas lendas
A constelação de Cão Maior e a sua vizinha Cão menor, aparecem em muitas lendas. Numa delas, conta-se que os dois cães estavam pacientemente sentados debaixo de uma mesa onde os Gémeos estavam a jantar. As débeis estrelas que podemos ver dispersas pelo céu, desde Cão Menor até Gémeos seriam de acordo com a lenda interpretadas como migalhas que os mesmos davam aos animais.De acordo com a mitologia grega, o Cão Maior era um animal que corria a velocidades espantosas. Laelaps, como lhe chamavam tinha inclusivamente ganho uma corrida a uma raposa que se dizia a mais rápida do mundo. Zeus teria colocado este cão no céu, para comemorar a sua vitória.
Enfim, por enquanto é só! Logo logo trarei mais informações sobre constelações e outros assuntos de astronomia.
Até mais!
Olá
ResponderExcluirQual é a constelação que a moça está desenhando?
Olá
ExcluirÉ a constelação de pegasus ^^