10/11/2017

As 5 constelações mais famosas


Resultado de imagem para constellations gif
Finalmente estou iniciando postagens com assuntos relacionados a Astronomia. Como ultimamente ando estudando bastante sobre o assunto, resolvi aproveitar e publicar algumas coisas relacionadas, até porque serve de aprendizado tanto para mim quanto para quem estiver lendo isto.
Bom, vou falar um pouco a respeito das 5 constelações mais famosas: Órion, Escorpião, Cruzeiro do Sul, Touro e Cão Maior. Depois, é claro, trarei outras constelações.


Mas afinal, o que são constelações?

Constelações são grupos de estrelas que vistas da Terra parecem estar próximas umas das outras e que formam uma determinada figura no céu. A proximidade destas estrelas é apenas aparente, devido ao ponto de vista de um observador da Terra.


Resultado de imagem para divider star tumblr
ÓRION
 Orion - Orionte
Órion, estando em seu centro o famoso asterismo das Três Marias. A estrela laranja no topo (seta) é Betelgeuse , a sua direita Bellatrix, no canto inferior, descendo em linha reta, Rígel e, a sua esquerda, Saiph, que formam o quadrilátero principal da constelação. Lembra as asas de uma borboleta vista de lado.
Para encontrar Órion, o observador pode procurar no céu um conjunto de três estrelas próximas de brilho parecido e enfileiradas, conhecidas como "Três Marias" (Mintaka, Alnilam e Alnitak). Elas fazem parte de Órion sendo seu cinto/cinturão. Um dos aspectos que a constelação de Orion se destaca é a sua forma de trapézio formada por 4 estrelas brilhantes: Betelgeuse (estrela alfa da constelação de Orion), Bellatrix (gama), Saiph (kapa) e Rigel (beta). 
Resultado de imagem para constellations gif

      No GIF abaixo você pode observar a constelação de Órion, onde a imagem se aproxima até a nebulosa de Órion.



ESCORPIÃO


Constelação de EscorpiãoResultado de imagem para constellations SCORPIUS
Para além de Antares, esta constelação contêm outras estrelas bem visíveis a olho nu, como é o caso de Acrab (ou Graffias), Dschubba, Sargas, Shaula, entre muitas outras.

A estrela mais conhecida da constelação de Escorpião é Antares (coração do escorpião), uma estrela super gigante vermelha, com um diâmetro de mais de 800 vezes o diâmetro do nosso Sol, situando-se a uma distância de aproximadamente 550 anos-luz de nós. Antares é a estrela alfa da constelação de Escorpião.
Essa constelação é facilmente reconhecível, podemos vê-la ao lado esquerdo do Cruzeiro do Sul na direção leste. A cauda "curva", sugerindo uma interrogação de ponta cabeça é muito aparente no céu. Faz parte do Zodíaco e se localiza entre as constelações de Libra e de Sagitário. Na mitologia grega, foi o animal que matou Órion com sua picada.
Escorpiao_01

CRUZEIRO DO SUL
Constelação do Cruzeiro do Sul.Resultado de imagem para cruzeiro do sul
A constelação do Cruzeiro do Sul tem algumas estrelas que se destacam: A mais brilhante é Acrux (também conhecida como Alfa Crucis ou ainda como Estrela de Magalhães), com magnitude aparente de +0,81; Becrux (também conhecida por Beta Crucis ou ainda por Mimosa); Gacrux (Gama Crucis ou ainda Rubídea); Pálida (ou Delta Crucis) e Intrometida (ou Épsilon Crucis).

cruzeiro do sul
Esta constelação é importante e famosa no Hemisfério Sul. Apesar de ser pequena, é bem reconhecível por suas estrelas de brilho considerável. O Cruzeiro do Sul, para os gregos antigos, pertencia à constelação de Centauro. Os navegantes europeus do século XVI transformaram essa parte do Centauro em outra constelação e a chamaram de Cruzeiro do Sul. Por sua vez, o cruzeiro ajudava nas rotas dos navegantes, pois o eixo maior da cruz aponta aproximadamente para o pólo Sul celeste. Basta tomarmos o tamanho do eixo maior da cruz e o prolongarmos em linha reta cerca de quatro vezes e meia. É facilmente localizado no céu, por se parecer a uma Cruz.
Já no hemisfério Norte, a constelação só é visível se o observador estiver bem próximo a linha do Equador. Ela também é muito conhecida por ser representado em várias bandeiras de países no Hemisfério Sul, inclusive na bandeira do Brasil. Há times de futebol que possuem a constelação em seus escudos. Um exemplo e o time de futebol Cruzeiro, Como pode-se observar na figura ao lado.

Por incrível que pareça, a estrela que está mais próxima da Terra desta constelação é a que tem o seu brilho mais fraco dentre as outras 4. Esta estrela tem por nome de Estrela Epsilon Crucis conhecida como intrometida, pois ela fica fora da formação perfeita de uma cruz. Abaixo pode-se observar a intrometida e o nome das demais estrelas.

TOURO

Resultado de imagem para tauru constellation stellarium
Touro é uma constelação que pode ser encontrada com facilidade. Localiza-se próximo a constelação de Órion. Sua estrela alfa, Aldebaran, é uma estrela gigante vermelha de cor muito visível no céu. É conhecida popularmente como o olho do touro, pois sua localização na imagem sugerida para a constelação ocupa sensivelmente a posição do olho esquerdo do Touro mítico.
A Constelação de Touro ainda traz outros objetos muito interessantes, como as Híades, a famosa nebulosa do Caranguejo e possui o grande e nítido aglomerado aberto de estrelas, Plêiades, conhecido também como Sete Irmãs. 

Aldebaran é uma das estrelas mais facilmente identificáveis no céu noturno, tanto devido ao seu brilho como à sua localização. Identificamos rapidamente ela se seguirmos a direção das três estrelas centrais da constelação de Órion (“Três Marias”), da direita para a esquerda, no hemisfério sul – Aldebaran é a primeira das estrelas mais brilhantes que encontramos no seguimento dessa linha.

       O nome Plêiades deriva do grego plein, que significava a abertura e o fechamento da estação da navegação entre os gregos. Na mitologia grega, as Plêiades são as sete irmãs, filhas de Pleione e Atlas, perseguidas por Órion que estava encantado com a beleza das moças, e que para escapar da perseguição do caçador, recorreram aos deuses, que as transformaram em sete estrelas. Seus nomes eram: Maia, Electra, Taígeta, Astérope, Mérope, Alcíone e Celeno. Um modo fácil de localizar as plêiades no céu é tomando a reta formada pelas estrelas Betegeuse (na constelação de Orion) e Aldebarã, ambas fáceis de ser identificadas por ter cor avermelhada. Seguindo a reta chegaremos ao aglomerado das Plêiades, bem no pescoço do touro.
Nas proximidades das Plêiades, é possível observar outro aglomerado aberto, ainda que menos espetacular: as Híades. Na mitologia grega, as Híades eram filhas de Atlas e Etera, e, portanto irmãs das Plêiades pelo lado paterno. Os antigos acreditavam que o nascer e o pôr helíaco das Híades estavam associados às chuvas. A palavra Híades significa literalmente água ou chuva. As Híades têm um formato em "V" simbolizando a cara do Touro, com a estrela Aldebaran representando um olho.



CÃO MAIOR

Resultado de imagem para dog constellation siriusResultado de imagem para dog constellation sirius
 Cão Maior é a constelação que contém a estrela mais brilhante do céu noturno, Sirius, portanto torna-se fácil encontrá-lo. Para os gregos antigos, este cão era um dos que seguiam o caçador mitológico Órion em suas caçadas. Sirius sendo cerca de quarenta vezes maior do que o Sol, apresenta por isso grande luminosidade. Está a cerca de 8,7 anos luz de distância.

Algumas lendas 
Imagem relacionadaA constelação de Cão Maior e a sua vizinha Cão menor, aparecem em muitas lendas. Numa delas, conta-se que os dois cães estavam pacientemente sentados debaixo de uma mesa onde os Gémeos estavam a jantar. As débeis estrelas que podemos ver dispersas pelo céu, desde Cão Menor até Gémeos seriam de acordo com a lenda interpretadas como migalhas que os mesmos davam aos animais.De acordo com a mitologia grega, o Cão Maior era um animal que corria a velocidades espantosas. Laelaps, como lhe chamavam tinha inclusivamente ganho uma corrida a uma raposa que se dizia a mais rápida do mundo. Zeus teria colocado este cão no céu, para comemorar a sua vitória.


Resultado de imagem para canis major constellation


Resultado de imagem para divider star tumblr
Enfim, por enquanto é só! Logo logo trarei mais informações sobre constelações e outros assuntos de astronomia.

Até mais!
Resultado de imagem para goodbye star gif tumblr

2 comentários:

Hey! Me deixa um comentário, pode ser no anonimo.
Obrigada pela visita! ^^

♥ ♡ ♩♫♭♪♬ (∩˃o˂∩) (≧∇≦) ~ヾ(^∇^) (ノಠ益ಠ)ノ彡┻━┻ ┬──┬ ノ( ゜-゜ノ) ಠ_ಠ ( ̄。 ̄)~zzz ʘ‿ʘ ಥ⌣ಥ (づ。◕‿‿◕。)づ ヽ(゜∇゜)ノ∑(゜Д゜;) (´・ω・`)( ;´Д`)┐(‘~`;)┌ ( ゚д゚) ☜(⌒▽⌒)☞ (ノ◕ヮ◕)ノ*:・゚✧ ( ・_・)ノ⌒●~* ヽ(*´∀`)人(´∀`*)ノ (`・ω・´)9 (;一_一) ( ̄▽ ̄) ( ͡° ͜ʖ ͡°) (◡﹏◡✿) (⊙﹏⊙✿) (◕﹏◕✿) (◕‿◕✿) (◕︿◕✿) (◡‿◡✿) (⊙‿⊙✿) (⊙︿⊙✿) (⊙△⊙✿) (◡△◡✿) (◕△◕✿) (◠△◠✿) (◕ω◕✿) (⊙ω⊙✿) (◡ω◡✿) (◠ω◠✿) (◠︿◠✿) (◠﹏◠✿) (◠‿◠✿) ★~(◡‿◡✿) ★~(◠‿◕✿) (◡△◡✿) (ノ◕ヮ◕)ノ (ノ◕ω◕)ノ ヽ(゜∇゜)ノ (´・ω・`) ∩(︶▽︶)∩ ( ´ ▽ ` )ノ (・∀・ ) ( ̄(エ) ̄) (✪㉨✪)(╹ェ╹)╮(─▽─)╭ (•⊙ω⊙•) ( ´∀`)☆ (≧ω≦) ( ^▽^ ) (✿◠‿◠) (◡‿◡✿) (◕‿◕✿) (≧◡≦) (¬_¬) (◑‿◐) ✖‿✖ (╥_╥) (╯3╰) (¬‿¬)
(∪ ◡ ∪) (≧ω≦) o(≧o≦)o (─‿‿─) (︶︹︺) (∩︵∩) (。◕‿◕。) (~ ̄▽ ̄)~ (︶ω︶)