Impression, soleil levant |
Um dos movimentos da arte que mais amo é o Impressionismo, e o titulo desta obra acaba por denominar o grupo dos pintores impressionistas.
O termo impressionismo surgiu quando foi feita uma crítica a esta tela pelo pintor e escritor Louis Leroy: "Impressão, nascer do Sol” – eu bem o sabia! Pensava eu, justamente, se estou impressionado é porque há lá uma impressão. E que liberdade, que suavidade de pincel! Um papel de parede é mais elaborado que esta cena marinha." A expressão foi usada originalmente de forma pejorativa, mas Monet e os seus colegas adaptaram a designação de Impressionistas.
Impressão, nascer do sol, é a mais renomada e importante obra de Claude Monet.
A obra demonstra a inovação de estilo do pintor ao capturar o momento em que o sol atravessa o nevoeiro na baía de Le Havre, na Normandia. A imagem proporciona ao observador a sensação de quase sentir a umidade do ar e o calor crescente do sol, que se ergue no horizonte com uma névoa cerrada sobre o estaleiro e os barcos e as chaminés ao fundo da composição.. Pela captação da impressão efêmera da cena, a tela foi considerada revolucionária para a época.
É um óleo sobre tela, datado de 1872 (mas provavelmente realizado em 1873), Nesta obra, Monet interessa-se pela luz e os seus efeitos na natureza, pinta as coisas como as vê, e não como as imagina ou pressente, e privilegia a rapidez e espontaneidade do traço, em detrimento da precisão do contorno.
A composição foi perfeitamente organizada por Monet, com a linha de barcos e o porto chamando a atenção para a esquerda enquanto o sol e seu reflexo atraem o olhar do espectador, de maneira a garantir o equilíbrio. Um olhar mais atento pode revelar como a mudança da luz sobre as águas consegue criar uma ideia de perspectiva.
Para os impressionistas, as cores influenciam-se mutuamente, e tons complementares dispostos lado a lado têm um maior realce. As pinceladas não apresentam contornos definidos, as formas são mais sugeridas do que representadas.
Em “Impressão – Nascer do Sol”, as pinceladas são rápidas, pois a luz muda depressa e a referência visual perde-se.
Os impressionistas, como Monet, evitam pintar de memória. Apesar da névoa encontramos representados, elementos do porto, como guindastes e navios. Os reflexos mostram o movimento das águas, que estão crispadas. A composição de “Impressão – Nascer do Sol”, plana e bidimensional, é influenciada pela arte japonesa.
A obra encontra-se no Museu Marmottan-Monet em Paris ,depois de ter sido roubada em 1985 e recuperada em 1990.
Olá,
ResponderExcluirSempre gostei de arte, apesar de não entender tanto.
Uma excelente obra.
Ótimo post!
Bjs
http://diarioelivros.blogspot.com.br
Tambem nao entendia muito. Mas com o passar do tempo fui estudando e me aprofundando nos assuntos ! ^^
ExcluirOi Mandy! Eu conheço pouco do Claude Monet, mas o pouco que conheço me agrada muito e tb gosto bastante do Impressionismo, embora eu ame mais o surrealismo hehehhehehhee enfim, amei a postagem!
ResponderExcluirBjs, Mi
O que tem na nossa estante
Gosto também do surrealismo, acho bacana. Mas o impressionismo me encantou mais kk.
ExcluirUau! Essa obra é muito expressiva! Gostei muito de saber sobre ela!
ResponderExcluirContinua com posts desse tipo, é tão legal saber mais sobre arte!
Beijos ❤
Jardim de Palavras
Que bom! E vou continuar sim, acho maravilhoso!
ExcluirEu já tinha me apaixonado por seu post sobre Van Gogh, amei essa análise de Monet! Realmente, dá pra quase sentir o calor olhando a imagem, como pode né? Continue com esse tipo de post, por favor! (e acompanhado de músicas, acho sensacional! Ainda tou escutando a do outro post direto hehehe) ♥
ResponderExcluirhttps://eueminhaestupidez.blogspot.com.br/
Aaaah que bom que está gostando! Continuarei sim com toda certeza.
Excluir