14/02/2018

o touro de picasso

PABLO PICASSO (1881-1973)
Pablo Picasso criou Bull no Natal de 1945. Bull é um conjunto de onze litografias que se tornaram uma master class em como desenvolver uma obra de arte do acadêmico ao abstrato. Nesta série de imagens, todas resultantes de uma única peça, Picasso disseca visualmente a imagem de um touro. Cada imagem representa uma fase sucessiva de um processo tendo em vista encontrar o absoluto “espírito” da besta. É como se ele caminhasse de frente para trás, do acabado para o esboço.



'Bull - plate 1', December 5, 1945 (lithograph)
Para iniciar a série, Picasso cria um desenho animado e realista do touro em tinta litográfica. É uma imagem fresca e espontânea que estabelece as bases para os desenvolvimentos futuros. Picasso usou o touro como uma metáfora em toda a sua obra de arte, mas ele recusou que tivesse um significado fixo. Dependendo de seu contexto, tem sido interpretado de várias maneiras: como uma representação do povo espanhol, como o fascismo e brutalidade, como símbolo de virilidade, ou como um reflexo da auto-imagem de Picasso.
'Bull - plate 2', December 12, 1945 (lithograph)
Na segunda etapa da litografia, Picasso aumenta a forma do touro para expandir seu poder expressivo e alcançar uma presença mais mística.
'Bull - plate 3', December 18, 1945 (lithograph)
Na terceira etapa, o desenvolvimento leva uma mudança de direção. Picasso para de construir a besta e começa a dissecar a criatura com linhas que seguem os contornos de seus músculos e esqueleto. Ele corta a forma do touro como um açougueiro cortaria uma carcaça. Também nesta fase, Picasso introduz o uso de um lápis litográfico para adicionar mais detalhes à textura superficial da pele do animal.
'Bull - plate 4', December 22, 1945 (lithograph)
Na quarta etapa, o artista começa a abstrair a estrutura do touro simplificando e delineando os planos principais de sua anatomia. Dez anos antes, Picasso havia dito que "uma imagem costumava ser uma soma de adições, no meu caso uma imagem é uma soma de destruições". Assim, a litografia pareceu ser a melhor escolha para esta série de gravuras. Uma das vantagens técnicas da litografia sobre outras técnicas de gravura é que você pode adicionar e subtrair da imagem com relativa facilidade.
'Bull - plate 5', December 24, 1945 (lithograph)
Na quinta etapa, a simplificação e estilização da imagem continuam. Picasso começa a apagar seções do touro para redistribuir o equilíbrio e reorganizar a dinâmica entre a frente e a retaguarda da criatura. Primeiro, ele reduz sua cabeça maciça e comprime suas feições na pequena área que era a testa do touro. Ampliando o olho e achatando seus chifres em um projeto mais lírico, cria um ponto focal mais afiado na parte dianteira do animal. Em seguida, ele apaga uma seção da parte de trás que tem um efeito de levantar a frente. Ele literalmente sublinha esta mudança com uma linha em negrito branca que corre diagonalmente através do animal, paralelo ao novo ângulo das costas. Como um contrapeso a este movimento, ele fortalece uma linha que corre na direção oposta em todo o meio do corpo, paralelamente aos ombros da frente. O processo de desenvolvimento de Picasso é como construir um castelo de cartas onde equilíbrio e contrapeso dos elementos individuais é crucial para a estabilidade do todo.
'Bull - plate 6', December 26, 1945 (lithograph)
Na sexta etapa, outra nova cabeça e cauda são criadas para se adequar ao estilo e direção da imagem em desenvolvimento. Picasso introduz mais curvas para suavizar a rede de linhas que entrecruzam a criatura. Mais uma vez, ele ajusta a linha das costas que agora começa como onda sobre os ombros e flui como um pulso de energia ao longo do comprimento de seu corpo. As duas linhas de contrapeso discutidas na etapa anterior são estendidas para baixo pelas pernas dianteira e traseira para servirem como suportes estruturais para o peso do touro. Todas estas três linhas se cruzam num ponto que sugere o centro de equilíbrio do touro. Através do desenvolvimento destes desenhos, Picasso está começando a compreender o deslocamento de peso e equilíbrio entre a frente e traseira do animal.
'Bull - plate 7', December 28, 1945 (lithograph)
Na sétima etapa, como Picasso reconhece o equilíbrio da forma do touro, ele começa a remover e simplificar algumas das linhas de construção. Ele então encerra os elementos essenciais resultando num esboço.
'Bull - plate 8', January 2, 1946 (lithograph)
Na oitava etapa, continua a redução e simplificação da imagem em linha com outra reconfiguração da cabeça, pernas e cauda.
'Bull - plate 9', January 5, 1946 (lithograph)
Na nona etapa, enquanto continua a se divertir com o desenho da cabeça, Picasso agora apaga as áreas restantes de tom e, finalmente, reduz o touro para um desenho de linha. Apenas o órgão reprodutivo da criatura mantém seu sombreamento para enfatizar seu gênero.
'Bull - plate 10', January 10, 1946 (lithograph)
Na décima e penúltima etapa, as áreas mais complexas do desenho de linha são removidas para deixar apenas algumas linhas básicas e formas que caracterizam as forças fundamentais e correlação de formas na criatura.
'Bull - plate 11', January 17, 1946 (lithograph)
Na impressão final da série, Picasso reduz o touro a um contorno simples que é tão cuidadosamente feito através do desenvolvimento progressivo de cada imagem, que captura a essência absoluta da criatura em uma imagem tão concisa quanto possível.

Genial <3

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Hey! Me deixa um comentário, pode ser no anonimo.
Obrigada pela visita! ^^

♥ ♡ ♩♫♭♪♬ (∩˃o˂∩) (≧∇≦) ~ヾ(^∇^) (ノಠ益ಠ)ノ彡┻━┻ ┬──┬ ノ( ゜-゜ノ) ಠ_ಠ ( ̄。 ̄)~zzz ʘ‿ʘ ಥ⌣ಥ (づ。◕‿‿◕。)づ ヽ(゜∇゜)ノ∑(゜Д゜;) (´・ω・`)( ;´Д`)┐(‘~`;)┌ ( ゚д゚) ☜(⌒▽⌒)☞ (ノ◕ヮ◕)ノ*:・゚✧ ( ・_・)ノ⌒●~* ヽ(*´∀`)人(´∀`*)ノ (`・ω・´)9 (;一_一) ( ̄▽ ̄) ( ͡° ͜ʖ ͡°) (◡﹏◡✿) (⊙﹏⊙✿) (◕﹏◕✿) (◕‿◕✿) (◕︿◕✿) (◡‿◡✿) (⊙‿⊙✿) (⊙︿⊙✿) (⊙△⊙✿) (◡△◡✿) (◕△◕✿) (◠△◠✿) (◕ω◕✿) (⊙ω⊙✿) (◡ω◡✿) (◠ω◠✿) (◠︿◠✿) (◠﹏◠✿) (◠‿◠✿) ★~(◡‿◡✿) ★~(◠‿◕✿) (◡△◡✿) (ノ◕ヮ◕)ノ (ノ◕ω◕)ノ ヽ(゜∇゜)ノ (´・ω・`) ∩(︶▽︶)∩ ( ´ ▽ ` )ノ (・∀・ ) ( ̄(エ) ̄) (✪㉨✪)(╹ェ╹)╮(─▽─)╭ (•⊙ω⊙•) ( ´∀`)☆ (≧ω≦) ( ^▽^ ) (✿◠‿◠) (◡‿◡✿) (◕‿◕✿) (≧◡≦) (¬_¬) (◑‿◐) ✖‿✖ (╥_╥) (╯3╰) (¬‿¬)
(∪ ◡ ∪) (≧ω≦) o(≧o≦)o (─‿‿─) (︶︹︺) (∩︵∩) (。◕‿◕。) (~ ̄▽ ̄)~ (︶ω︶)