09/07/2017

O Baile no Moulin de la Galette, Pierre Auguste Renoir

File:Pierre-Auguste Renoir, Le Moulin de la Galette.jpg
Baile no Moulin de la Galette, 1876, óleo sobre tela, 78 cm x 114 cm, Renoir, Museu d’Orsay, Paris.
Esta é uma das obras mais célebres de Renoir, realizada em 1876. O quadro tinha sido exposto na terceira exposição dos impressionistas, em 1877, e ele nos mostra de uma forma alegre e muito colorida, a multidão que se dirigia em busca de diversão, ao baile dos domingos do conhecido Moulin de la Galette. 
O Moulin de la Galette foi um moinho que se transformou em clube noturno, situado em Montmartre, onde várias gerações de artistas se encontravam.  Ele foi retratado ao longo do século XIX e XX por dezenas de pintores. 

Destaca-se nesta obra a despreocupação e o desprendimento com que a multidão desfruta do ambiente jovial proporcionado pelo baile ao ar livre, como um momento de evasão dos problemas do dia a dia. A jovem que está sentada em primeiro plano tem uma expressão risonha e possui uma postura descontraída e de uma grande naturalidade. O seu vestido todo às riscas revela-se exagerado e atrevido, conferindo uma nota de modernidade à moda da época representada na tela.
As pessoas estão iluminadas por luzes artificiais e naturais, demonstradas através do uso de pinceladas de cores vibrantes e brilhantes.
Renoir fez inúmeras visitas ao local do baile, para desenhar esboços da pista de dança ao ar livre e planificar o seu quadro. Ele queria mostrar o melhor do lugar, com toda aquela gente vestida com as suas roupas mais requintadas.

A pincelada dinâmica e difusa, utilizada pelo artista suaviza os rostos dos personagens. O movimento transmitido pelos gestos dos personagens é potenciado pelos efeitos de luz e de cor. A luz é tratada com grande mestria ao refletir-se sobre as figuras da cena e, inclusive, sobre o terreno onde tem lugar o baile, em forma de brilhos refulgentes.
Imagem relacionada
Le Moulin de la galette
A interpretação da vida popular parisiense, com o seu estilo inovador e formato imponente, assina a ambição artística de Renoir. A descontração das personagens, a sombra imposta pela copa das árvores, os resquícios de luz natural que recaem sobre os vestidos das senhoras e os chapéus dos senhores em primeiro plano, e tantos outros elementos neste quadro, tornam-no numa das principais obras-primas do Impressionismo.
Na época  em que foi pintado o Moulin de la Galette, Renoir trabalhava muito próximo de Claude Monet. Passavam muito tempo pintando ao ar livre , captando os efeitos fugazes do sol que se difundia através de uma paisagem. Com sua paleta de arco-íris, Renoir pintou mais de 6 mil telas de mulheres, crianças, flores  e campinas.

Alguns amigos de Renoir aparecem retratados nesta obra.
O par que está dançando à esquerda é formado por Margot, a sua modelo favorita, e pelo pintor cubano Solares. E as jovens ao centro são as irmãs Estelle e Jeanne (também modelo do pintor).

4 comentários:

  1. Oii Amanda, tudo bem??
    É tão impressionante ver a história por trás de cada quadro, a retratação e como um mesmo quadro pode sobreviver a tantos séculos.
    Adoro esse seu cantinho e o modo cultural como cuida dele, sendo sempre tão intelectual! Aliás, te indiquei a um prêmio lá no blog!
    Beijos, Tau
    versos-de-inverno.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah que bom que gosta daqui! aaaa e muito obrigada! Ja estou indo olhar, obrigada mesmo ^^

      Excluir
  2. Cara, que incrível essa análise da obra! Eu, quando olho pra um quadro desses, normalmente só olho mesmo e nem reparo muito nas coisas haha mas foi muito legal saber um pouco mais sobre ele, me fez perceber muitas coisas que, antes, eu não daria atenção.
    Um beijão,
    Gabs | likegabs.blogspot.com ❥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Né isso? Muitos detalhes acabam passando meio despercebidos.
      Bjss

      Excluir

Hey! Me deixa um comentário, pode ser no anonimo.
Obrigada pela visita! ^^

♥ ♡ ♩♫♭♪♬ (∩˃o˂∩) (≧∇≦) ~ヾ(^∇^) (ノಠ益ಠ)ノ彡┻━┻ ┬──┬ ノ( ゜-゜ノ) ಠ_ಠ ( ̄。 ̄)~zzz ʘ‿ʘ ಥ⌣ಥ (づ。◕‿‿◕。)づ ヽ(゜∇゜)ノ∑(゜Д゜;) (´・ω・`)( ;´Д`)┐(‘~`;)┌ ( ゚д゚) ☜(⌒▽⌒)☞ (ノ◕ヮ◕)ノ*:・゚✧ ( ・_・)ノ⌒●~* ヽ(*´∀`)人(´∀`*)ノ (`・ω・´)9 (;一_一) ( ̄▽ ̄) ( ͡° ͜ʖ ͡°) (◡﹏◡✿) (⊙﹏⊙✿) (◕﹏◕✿) (◕‿◕✿) (◕︿◕✿) (◡‿◡✿) (⊙‿⊙✿) (⊙︿⊙✿) (⊙△⊙✿) (◡△◡✿) (◕△◕✿) (◠△◠✿) (◕ω◕✿) (⊙ω⊙✿) (◡ω◡✿) (◠ω◠✿) (◠︿◠✿) (◠﹏◠✿) (◠‿◠✿) ★~(◡‿◡✿) ★~(◠‿◕✿) (◡△◡✿) (ノ◕ヮ◕)ノ (ノ◕ω◕)ノ ヽ(゜∇゜)ノ (´・ω・`) ∩(︶▽︶)∩ ( ´ ▽ ` )ノ (・∀・ ) ( ̄(エ) ̄) (✪㉨✪)(╹ェ╹)╮(─▽─)╭ (•⊙ω⊙•) ( ´∀`)☆ (≧ω≦) ( ^▽^ ) (✿◠‿◠) (◡‿◡✿) (◕‿◕✿) (≧◡≦) (¬_¬) (◑‿◐) ✖‿✖ (╥_╥) (╯3╰) (¬‿¬)
(∪ ◡ ∪) (≧ω≦) o(≧o≦)o (─‿‿─) (︶︹︺) (∩︵∩) (。◕‿◕。) (~ ̄▽ ̄)~ (︶ω︶)