02/06/2017

Noite na Taverna - Alvares de Azevedo



Tudo começou no trabalho de literatura. Eu estava montando o slide referente ao ator que minha equipe pegou. Alvares de Azevedo, segunda geração do Romantismo, mal do século. Comecei a pesquisar mais sobre suas obras, poemas, história de vida, enfim. E no final do trabalho já com a apresentação concluída, fui na biblioteca da escola e encontrei esse livro. Noite na Taverna. Gosto de histórias onde contém Tavernas, me lembra RPG. Achei interessante e peguei pra ler.
Acabei me surpreendendo bastante com o livro, mesmo que tenha só 90 páginas, eu passei um tempo lendo e relendo a história. Ou histórias.


Noite na Taverna é um grande clássico da Literatura Brasileira,  uma coletânea construída em sete partes com contos macabros e fantasiosos, regados a vícios, crimes e sexo. 
Tudo começa em uma noite tempestuosa e escura, onde jovens boêmios se encontram em uma taverna com mulheres bêbadas e mundanas, que adormecem sobre as mesas por causa da tamanha embriaguez. Eles começam a conversar sobre mulheres, religião, filosofia, vinho, etc. Por desafio, cada um deles conta uma narrativa verdadeira e bizarra que tenha vivido
“As luzes de quatro círios batiam num caixão entreaberto. Abri-o: era o de uma moça. Aquele branco da mortalha, as grinaldas da morte na fronte dela, naquela tez lívida e embaçada, o vidrento dos olhos mal apertados... Era uma defunta! ... e aqueles traços todos me lembraram uma ideia perdida... — Era o anjo do cemitério? Cerrei as portas da igreja, que, ignoro por que, eu achara abertas. Tomei o cadáver nos meus braços para fora do caixão. Pesava como chumbo...”
Alguns elementos visíveis nas histórias contadas por esses jovens são a melancolia, morte, morbidez  e sexualidade inflamada, bem como amores proibidos ou 'mau vistos'... A bizarrice envolve temas como canibalismo, incesto e até necrofilia, contadas em detalhes e com uma linguagem poética e surreal, típicas da fase romântica da literatura do século XIX, além de sutis influências dos escritos de Lord Byron e Alfred de Musset... Idealização e subjetivismo permeiam o cenário...
“Parece que a morte no oceano é terrível para os outros homens: quando o sangue lhes salpica as faces, lhes ensopa as mãos, correm a morte como um rio ao mar, como a cascavel ao fogo. Mas assim... no deserto das águas... eles temem-na, tremem diante da caveira fria da morte!”
O livro é dividido em sete partes como já disse, e em cada parte um personagem diferente conta a sua história.
Capítulos
Uma Noite do Século, Solfieri, Bertram, Gennaro, Claudius Hermann, Johann e Último Beijo de Amor.
Se quiser saber da análise mais aprofundada a respeito de cada capítulo clique aqui

Encontrei pelo youtube vários videos de alunos atuando e interpretando o livro, a adaptaçao que mais curti foi esta:



Livro em pdf na biblioteca ^^

4 comentários:

  1. Ultimamente eu tenho amado a aula de literatura na escola, e saber mais sobre. - Também fiz trabalho como esse em slides. - Adoro coisas relacionada ao romantismo, achei bem interessante a resenha sobre esse livro. Se eu achar esse livro na biblioteca da escola, com certeza lerei sim. Adorei conhecer seu cantinho na blogosfera ♥.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Amanda eu não conhecia até porque eu não sou tão fã de literatura mais gostei da sua dica.
    Parece bom rsrs

    Beijinhosss ;*
    Blog Resenhas da Pâm

    ResponderExcluir
  3. Socorro Amanda!!! Já tive que fazer um trabalho sobre a Noite na Taverna, quando eu estava no segundo ano do E.M! Eu lembro que vi o livro e fiquei "ah não,não quero ler esse" ai eu comecei a ler e amei! Era em grupo, dividimos os personagens e eu li a história do Gennaro! haha
    Ótimo post
    Beijos, Tau
    versos-de-inverno.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Li esse livro no ensino médio e fiquei bem atormentada com a narrativa da necrofilia! hehehe
    Alvares de Azevedo é muito mórbido.

    Apartamento para Dois

    ResponderExcluir

Hey! Me deixa um comentário, pode ser no anonimo.
Obrigada pela visita! ^^

♥ ♡ ♩♫♭♪♬ (∩˃o˂∩) (≧∇≦) ~ヾ(^∇^) (ノಠ益ಠ)ノ彡┻━┻ ┬──┬ ノ( ゜-゜ノ) ಠ_ಠ ( ̄。 ̄)~zzz ʘ‿ʘ ಥ⌣ಥ (づ。◕‿‿◕。)づ ヽ(゜∇゜)ノ∑(゜Д゜;) (´・ω・`)( ;´Д`)┐(‘~`;)┌ ( ゚д゚) ☜(⌒▽⌒)☞ (ノ◕ヮ◕)ノ*:・゚✧ ( ・_・)ノ⌒●~* ヽ(*´∀`)人(´∀`*)ノ (`・ω・´)9 (;一_一) ( ̄▽ ̄) ( ͡° ͜ʖ ͡°) (◡﹏◡✿) (⊙﹏⊙✿) (◕﹏◕✿) (◕‿◕✿) (◕︿◕✿) (◡‿◡✿) (⊙‿⊙✿) (⊙︿⊙✿) (⊙△⊙✿) (◡△◡✿) (◕△◕✿) (◠△◠✿) (◕ω◕✿) (⊙ω⊙✿) (◡ω◡✿) (◠ω◠✿) (◠︿◠✿) (◠﹏◠✿) (◠‿◠✿) ★~(◡‿◡✿) ★~(◠‿◕✿) (◡△◡✿) (ノ◕ヮ◕)ノ (ノ◕ω◕)ノ ヽ(゜∇゜)ノ (´・ω・`) ∩(︶▽︶)∩ ( ´ ▽ ` )ノ (・∀・ ) ( ̄(エ) ̄) (✪㉨✪)(╹ェ╹)╮(─▽─)╭ (•⊙ω⊙•) ( ´∀`)☆ (≧ω≦) ( ^▽^ ) (✿◠‿◠) (◡‿◡✿) (◕‿◕✿) (≧◡≦) (¬_¬) (◑‿◐) ✖‿✖ (╥_╥) (╯3╰) (¬‿¬)
(∪ ◡ ∪) (≧ω≦) o(≧o≦)o (─‿‿─) (︶︹︺) (∩︵∩) (。◕‿◕。) (~ ̄▽ ̄)~ (︶ω︶)